domingo, 30 de agosto de 2009

RELATÓRIO

O relatório que ora apresento, tem como finalidade descrever as ações desenvolvidas pelos agentes do Gestar II “A última Flor do Lácio” no município de Floresta do Piauí, durante o mês de maio e especificamente na oficina nº 05, realizada no dia 30-05-09, onde foi trabalhado a Unidade 09 do TP3.

O encontro teve a duração de 08:00h e iniciou-se com um momento de espiritualidade e um vídeo: Reflexão pedagógica na linha da auto-estima de Hamilton Werneck. Após a reflexão do vídeo supracitado, os cursistas tiveram o seu momento para relatarem sobre suas práticas pedagógicas. Foi um momento extraordinário. Percebe-se que a proposta oferecida pelo programa “Gestar”está se concretizando. Cada cursista teve algo a falar sobre suas experiências, algumas bem sucedidas outras não, os mesmos veem nesta formação continuada uma oportunidade de crescerem e superarem suas dificuldades trabalhando com textos.

Em seguida, foi feito a explanação com arguições orais sobre Gêneros textuais e competência sócio-comunicativa, Classificação de gêneros textuais e Fábulas. Este último, alguns cursistas já haviam trabalhado em sala de aula, outros estavam trabalhando, com isso, a discussão sobre o tema ficou muito interessante.

Para enriquecer mais o estudo desta unidade, também foi feito pesquisa sobre Gêneros textuais. Com esse material pesquisado, montou-se uma apostila e foi entregue com antecedência aos cursistas e socializados nesta oficina. Dentro deste material podemos citar Marcuschi que diz “usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir aos textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição características; usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição: aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais e relações lógicas; usamos a expressão domínio discursivo para designar uma esfera ou uma instância de produção discursiva ou de atividade humana. Esses domínios não são textos nem discursos, mas propiciam o surgimento de discursos bastante específico como: discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso,etc; usamos a expressão suporte para designar um locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto”.

Contudo, a atividade sugerida no final da oficina levou aos cursistas a analisarem gêneros textuais e sequencias tipológicas textuais em diversos textos, consolidando o que foi proposto para esta unidade do Gestar.

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