domingo, 30 de agosto de 2009

RELATÓRIO

O relatório que apresento, tem como objetivo fazer um relato das ações desenvolvidas pelos agentes envolvidos no Gestar II “A última Flor do Lácio” no município de Floresta do Piauí, durante o mês de junho/2009 e especificamente na oficina nº 05, realizada no dia 27/06/09, onde foi trabalhado a Unidade 10 do TP3.

O encontro teve a duração de 08h e iniciou-se com um momento de espiritualidade e uma mensagem reflexiva “O copo d`água”. Logo, foi feito a leitura e reflexão sobre um outro texto “O Quase” de Luiz Fernando Veríssimo.

O relato sobre as experiências vivenciadas durante os estudos do TP3 e em sala de aula, aconteceram espontaneamente, cada cursista foi colocando seus avanços e suas dificuldades. Percebe-se que o professor cursista tem hoje uma maior apropriação de conteúdos, de estratégias, e tudo isso está refletindo em sala de aula. Umas das dificuldades encontradas pelos cursistas foi caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem. Com isso, pesquisou-se sobre versificação, montou-se uma apostila, distribuiu-se aos cursistas e foi feito a explanação nesta oficina. Os cursistas gostaram muito da aula, foi significativa, houve muitas descobertas. Na fala de alguns, diziam que sempre pulavam este assunto, por não terem segurança, mas a partir de agora não podia fazer isso e agradece pela mediação na aquisição de novos conhecimentos.

A explanação sobre gênero literário e não literário fez com que os participantes cursistas por meio de uma atividade, distinguissem com propriedade as características de cada gênero supracitado. Fez-se uma retrospectiva sobre gênero, desde “A República” de Platão, obra que traz em si o princípio da classificação da obra literária, passeamos pela obra-prima “A Poética”de Aristóteles e chegando ao final do século XX, onde os estudos linguísticos começaram a se preocupar com o texto. E assim, ficou mais clara os elementos que caracterizam a linguagem poética.

A atividade sobre leitura e a criação de um cordel, logo após a explanação sobre esse tema, deixou a tarde bastante alegre. Ficou acordado para a próxima oficina a exposição de um varal com os cordeis produzidos pelos cursistas e outros adquiridos de autores renomados como João Peron, José Pacheco, Patativa do Assaré e outros.

Portanto, no final da oficina, os cursistas tiveram a orientação sobre a confecção do porta-fólio, da elaboração do Projeto Pedagógico e encerra-se o encontro com a leitura e reflexão sobre o texto: “Para Sara,Raquel, Lia e para todas as crianças” de autoria de Carlos Drummond de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário